SANTO – Qual o verdadeiro significado dessa palavra e suas implicações?

SANTO - Qual o verdadeiro significado dessa palavra e suas implicações
Compartilhar

Essa pequena palavra “santo” gera uma grande discussão principalmente entre doutrinas católica e protestante. Portanto, o intuito desse estudo é mostrar apenas a realidade, mostrar o que significa essa palavra e suas implicações, de acordo com a Bíblia e não “bater de frente” com a fé de ninguém, pois todos são livres para crer no que quiserem (ou não crer), mas a pergunta é:

Será que estão crendo no que a Palavra de Deus diz ou no que certa igreja ou doutrina diz?

Segundo o apóstolo Paulo, tudo o que vem a mais que a Palavra de Deus deve ser considerado Anátema, ou seja, Maldição Gálatas 1:8-11. Então, como cristãos, devemos ter como regra de fé a própria Palavra de Deus e não o que homens e seus “costumes” e “tradições” seculares dizem. Conselho: leia 2ª Timóteo 3:16-17.

1º O que então significa a Palavra SANTO?

Origem Hebraica קדושQadash” ou “Kadosh” = sagrado, separado, consagrado. Mais utilizada como “Separado”.

2º Para que serve a palavra SANTO?

Esta palavra servia e serve (dentro do contexto religioso) para indicar algo que é “separado” e “consagrado”, ou seja, uma característica, o que faz separação entre o “Sagrado e o Profano”, seja para uma pessoa ou a Deus, seja para um objeto, um local ou tempo.

Exemplos: 1ª Pedro 1:16. Filipenses 1:1-2. Salmos 2:6. Êxodo 29:37; 30:29. 1ª Reis 8:64. Gênesis 2:3.

3º O que é uma pessoa considerada Santa conforme a Bíblia?

Quando alguém é intitulado “santo”, entende-se que essa pessoa é separada dos costumes mundanos, é uma pessoa que vive ou tenta viver em acordo com a vontade de Deus e os ensinos de Jesus, é aquele que por exemplo, evita ambientes depravados, imoralidades, adultério, palavrões, excessos, falso-juízo, evita heresias, falsas doutrinas, etc. Em geral, é aquele que vive neste mundo mas não faz parte dele, é aquele que entregou sua vida a Deus e por isso, pela fé, foi separado e considerado Santo, mesmo com seus defeitos e pecados.

4º Só é considerado Santo aquele que já morreu?

Não, o próprio apóstolo Paulo se comunica em várias cartas se referindo aos santos que estão em “tal lugar” ou seja, ainda vivos.

Exemplos: Filipenses 4:22. 2ªCoríntios 13:13. Colossenses 1:4. Filipenses 1:1. Romanos 16:15. 2ªCoríntios 1:1

5º Algum Santo pode interceder por outras pessoas?

Sim, mas desde que este esteja vivo, pois santo morto não intercede por ninguém. Não há referências bíblicas sobre “santos que morreram e que intercedem” à Deus. Então como vimos anteriormente, tudo que for ensinado ao contrário do que a Bíblia ensina, seja anátema.

Já a intercessão de santos vivos por outros santos vivos ou por incrédulos vivos é algo que devemos praticar sempre. A Bíblia está repleta de exemplos deste tipo. Também vemos exemplos de cristãos pedindo que outros intercedam por eles diante do Pai. Veja: 2ª Tessalonicenses 3:1. Thiago 5:16. Atos 12:5.

Mas, mesmo que alguém ore e interceda por outra pessoa, só poderá rogar a Cristo, conforme vemos em 1ª Timóteo 2:5:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

A própria Bíblia condena quem tenta consultar “espíritos dos mortos”, que na verdade sabemos serem os próprios demônios. Veja:

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Isaías 8:19

Elias e Moisés poderiam interceder por estarem no Céu?

Não! E veja o que diz Jeremias 15:1:

Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Ou seja, Deus está querendo dizer em outras palavras que não há possibilidade, mesmo que esses o quisessem.

Conclusão

Santo, quando tratado na forma humana, é todo aquele que vive ou viveu evitando o pecado, separando-se das coisas mundanas que levam a perdição e entregando-se a vontade do Senhor, que ama a Jesus pela fé. Quando ouvimos a palavra “SANTO” temos que entender e saber que NÃO são aqueles mortos que algum grupo religioso determinou.

Nota: Desculpe-nos de coração se alguma coisa aqui escrita abalou sua crença particular, mas é apenas a verdade. Nós estaríamos sendo loucos se inventássemos alguma coisa da nossa própria mente.

Que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja sempre abrindo nossas mentes e aumentando nossa fé mediante a meditação na Sua Palavra, que é fiel e verdadeira.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

62 pensamentos em “SANTO – Qual o verdadeiro significado dessa palavra e suas implicações?”