Como não aceitar o Espiritismo, se em 1ª Samuel 28 relata que o rei Saul conversou com o espírito do profeta Samuel?
Como alguns dizem: “Um texto sem um contexto se torna um pretexto“.
Já nos deparamos com alguns irmãos espíritas sinceros que sempre argumentavam em cima desta passagem, e não só eles, mas muitos irmãos cristãos que não estudam a Bíblia corretamente e se confundem muito sobre esse tema.
Vamos ver o que a Bíblia diz?
Alguns textos bíblicos são suficientes para provar que não era o profeta Samuel quem estava conversando com Saul na sessão espírita:
1ª Crônicas 10:13 a 14 – Deus condena a atitude de Saul por ter participado daquela sessão espírita com o suposto “espírito de Samuel”.
1ª Samuel 28:3 – Samuel estava morto e na morte, a pessoa fica inconsciente, conforme Eclesiastes 9:5, 6 e 10.
1ª Samuel 28:6 – Deus não se comunicava mais com Saul, pois este havia se desviado do bem. Quem apareceu a Saul naquela sessão espírita não foi o profeta Samuel, pois estava morto.
1ª Samuel 28:12, 14 – a Bíblia não diz que o “espírito de Samuel” estava presente, mas que o rei Saul entendeu que aquele de quem falava a necromante era o profeta Samuel.
1ª Samuel 28:15 – o suposto espírito de Samuel contradisse a Bíblia, que afirma em Jó 7:9, 10 que os mortos não podem subir, antes da ressurreição, e também como diz em João 5:28 a 29.
1ª Samuel 28:16 – o “espírito” jogou Deus contra Saul, dizendo que o Senhor o havia desamparado, o que não é verdade, pois foi o rei Saul quem se afastou de Deus.
1ª Samuel 28:19 – o suposto profeta erra miseravelmente na sua profecia, dizendo a Saul que ele e Israel seriam entregues (mortos) nas mãos dos filisteus, porém Saul se suicidou (1ª Samuel 31:4), e veio parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (1ª Samuel 31:11-13), e não dos filisteus (os moradores de Jabes-Gileade não eram filisteus). Além do mais, o suposto profeta disse que no dia seguinte Saul e os de Israel morreriam, mas isso ocorreu somente alguns dias depois. Um profeta de Deus errando tanto assim na sua profecia?
1ª Samuel 28:20 – a mensagem do “espírito” causou desespero em Saul.
Concluímos que, de fato, não era o “espírito de Samuel” quem se comunicava com o rei Saul, mas um demônio personificado. Fica mais fácil de entender quando lemos 2ª Coríntios 11:14 a 15.
Imagem fonte: Reprodução Google
15 pensamentos em “O rei Saul consultou o espírito do profeta Samuel?”
Amém amados!
Sem maiores comentários! … Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471
sempre meditei nessa passagem só não entende ou não enxerga quem não quer !!!! quando o espirito fala com saul em 1samuel 31,19;amanhã estara comigo;só que saul perdeu a batalha e suicidou 1 samuel 31 .4 e os que cometi tais coisas galatas 519;21 não herdara o reino do ceus esta falando de homicidio que da no mesmo é o ato de tirar uma vida exodo 20.13 leia [apocalipse 21.8 ficarã de fora os cães os feiticeiros os que prostituem os homicidas idolatras os que amam e cometi mentiras satanas foi homicida desde o principio e não se firmo na verdade porque não a verdade nele apocalipse22;15
Mas o ”espirito” só errou na data, pois Saul foi para o inferno e está lá cm ele !! kkk
Fantástico! Muito Obrigado!
Muito bom!
Boa tarde, sou cristão e sei que não era o espírito do profeta Samuel, só que ainda tenho certas dúvidas quando do aparecimento de Elias e Moisés a Cristo, visto que os mortos ficam inconscientes e qual seria objetivo desta aparição?
Olá Uendel… tudo bem?
Essa é a questão. Elias e Moisés não estavam mortos. Samuel sim. Elias foi levado ao céu numa carruagem de fogo e Moisés foi ressuscitado por Deus e também levado ao céu. Ou seja, os dois ainda estão vivos e por isso apareceram à Jesus de tal forma que os apóstolos puderam vê-los.
Moisés foi ressuscitado? Por favor, me dê referências bíblicas concretas e não achismos e conclusões de Ellen White. Caso não tenha, está colocando sua visão particular e não fatos bíblicos reais!
Interessante esta resposta!!! Vivos em seus corpos carnais??? Como assim??? Creio que foi uma revelação e não uma realidade a aparição deles. Quando estivermos com Cristo serão tantos mistérios a serem revelados que quem presume pensar que está certo de suas verdades este se calara frente ao Mestre dos Mestres.
Como suposto? Sou cristão desde que nasci e nunca aceitei este relativismo que impera dentro das nossas igrejas. Foi Samuel! A Bíblia afirma! Agora, porque Deus permitiu é mistério!!
O texto de 1 Samuel 28:7-20 nos leva a concluir com segurança que o espírito do falecido profeta Samuel de fato se comunicou com Saul em En-Dor. Podemos não compreender como Deus deixaria algo desta natureza ocorrer. Podemos estranhar tudo que ocorreu no evento em si e as implicações deste evento diante das proibições da Palavra em relação à comunicação com os mortos. Mas, a nossa interpretação da Palavra de Deus tem que se basear não naquilo que nós entendemos como lógico ou aceitável para nós, mas, naquilo que a própria Palavra diz. A chave para a interpretação tem que permanecer no texto em si e não na nossa lógica ou entendimento.
Ótima sua colocação! Concordo plenamente!!!
Então da mesma maneira , como aceitar a versão das tábuas da lei “escritas por Deus” recebidas por Moisés, onde constava os 10 mandamentos? Não seria o próprio a escrever estabelecendo regras de conivência, para uma sociedade desajustada, usando o nome de Deus com a finalidade de causar um grande impacto o qual levaria o povo a crer e a obedecer os mandamenros surgindo assim uma sociedade menos selvagem e ajustada?
Não limitem Deus!!! Ele tem poder para fazer o que quiser, quando quiser e da forma que quiser!!! Quem somos nós , meros mortais, para achar que sabemos sobre os mistérios de Deus! Naquele grande Dia do Senhor, muitos ficarão surpresos e atônitos quando o próprio Deus se revelar a humanidade!!!!
Eu aguardo esse dia e sinceramente quero ouvir, ver e entender ao lado de Cristo os mistérios que nossos sentidos hoje não são capazes de perceber.