Por que a ressurreição de Moisés foi ocultada de Israel até o novo testamento?

Porque a ressurreição de Moisés foi ocultada de Israel até o novo testamento
Compartilhar

Textos chave: Lucas 9:30-32, Marcos 9:2-7, e Judas 1:9.

Israel era muito dependente de Moisés, pois ele foi seu líder e o destinado de Deus para tirar seu povo da escravidão do Egito. Mas Deuteronômio 34:5-12 relata que Moisés morreu sem entrar na terra prometida e sem que o povo soubesse o local exato de sua morte.

Então, Moisés após tantos anos e tantas obras em favor do povo de Deus nem mesmo pode entrar na terra prometida, e tão pouco pode ser enterrado junto ao seu povo? Isso soa injusto não é ?

Deus sabe o que faz: Moisés morreu em lugar desconhecido, sabe-se apenas que Deus o sepultou nas terras de Moabe. Provavelmente Deus sabia que se o povo de Israel conhecesse o local da sepultura de Moisés, quando ocorresse uma grande dificuldade (como aconteceu muitas vezes após sua morte) e o povo fosse querer buscar ajuda do Moisés morto, faria até mesmo altares e imagens para ele, o que seria idolatria e a mediunidade (espiritismo), algo terminantemente proibido por Deus por razões óbvias. Vejamos o exemplo descrito em Êxodo 32.

Devemos lembrar também que Israel havia passado muitos anos (cerca de 400 anos) escravo no Egito e foi inserido na cultura desse país que era extremamente idólatra e perverso, algo que tornou Israel muito suscetível ao paganismo.

Da mesma forma, se Israel soubesse naquela época que Moisés havia sido ressuscitado por Deus, ao invés do povo buscar a Deus, buscariam a Moisés e não era isso que Deus e Moisés gostariam que acontecesse. Deus não queria que Seu povo se perdesse novamente.

O interesse de Satanás pelo corpo de Moisés

Em Judas 1:9 é relatada uma disputa com discussão entre o Arcanjo Miguel e Satanás sobre o corpo de Moisés. Ou seja, Satanás queria roubar o corpo de Moisés para usá-lo, provavelmente como fantoche para enganar o povo de Israel, assim como provavelmente usou a Serpente no Éden (como um ventríloquo) para enganar Eva. Imagine o estrago que Satanás faria ao povo passando-se por Moisés?

Mas, o Arcanjo Miguel foi enviado por Deus para tomar o corpo de Moisés e leva-lo ressuscitado ao Céu. Vemos essa comprovação no texto de Marcos 9:2-7 e Lucas 9:30 quando Jesus conversa com Moisés e Elias.

Deus não queria e não quer a veneração e idolatria à outro senão Ele, pois somente Ele pode dar a vida e a salvação eterna. Por isso, o Senhor não deixou que o povo soubesse a respeito de Moisés e da sua morte e não permitiu que Satanás usasse o corpo de Moisés para trazer engano e destruição ao povo.

E com relação ao cristianismo, Deus trata da mesma forma?

Como sabemos, Deus Pai enviou seu Filho Jesus para que através dEle, e somente através dEle, pudéssemos nos reconciliar com o Pai novamente. Infelizmente as pessoas tem procurado outras “lideranças“, outros “Moisés”, ao invés de Jesus. As pessoas tem dado mais valor e confiança nos líderes do passado e do presente do que no próprio Cristo. Estamos cometendo o erro da veneração e idolatria, que é o que Deus sempre procurou afastar de Seu povo.

Estamos dando autoridade à Satanás ao deixa-lo usar esses “fantoches” para nos guiar. Esses fantoches podem ser manifestos em qualquer coisa, como por exemplo, no meio artístico, na música, tv, ideologias sociais, esportes, na adoração de figuras públicas, na adoração de imagens e santos, na adoração à líderes religiosos, políticos, sexualidade, o dinheiro, etc…

Portanto, devemos sempre nos lembrar disso:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. 1 Timóteo 2:5-6

 

Imagem fonte: Reprodução Google

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 pensamentos em “Por que a ressurreição de Moisés foi ocultada de Israel até o novo testamento?”