Descoberta primeira evidência extra bíblica da existência do profeta Isaías

Descoberta primeira evidência extra bíblica da existência do profeta Isaías
Compartilhar

O profeta Isaías é um dos principais profetas messiânicos da Bíblia, senão o principal. Mas, até hoje o que se sabia sobre ele estava apenas relatado nas escrituras sagradas. Porém, pesquisadores encontraram um selo de argila antigo com seu nome inscrito, datado do tempo em que o profeta teria vivido.

Chamado de “bulla“, o selo foi recuperado de um lixo com 2.700 anos em Ofel, uma estreita passagem no sul de Jerusalém, datado do ano 8 a.C. e está inscrito o nome de Isaías. A “bulla” foi encontrada a apenas 3 metros do mesmo local onde a “bulla” do Rei Ezequias também foi encontrada em 2015, sendo que Isaías havia sido também um conselheiro deste rei.

Aparentemente descobrimos um selo impresso, que pode ter pertencido ao profeta Isaías, num escavação arqueológica e científica… Se for esse o caso, então não seria surpresa termos encontrado perto de onde onde foi encontrada a ‘bulla’ do Rei Ezequias, disse Eilat Mazar da Universidade Hebraica em Jerusalém, que liderou a pesquisa.

Infelizmente a “bulla” está partida pela metade, tem cerca de um centímetro de diâmetro, estampada com o nome Yesha’yah[u] – Isaías em hebraico. A seguir, estavam as letras NVY (também pode ser transliterada para NBY), as primeiras três letras utilizadas para a sigla de profeta em hebraico: nun-beit-yod-aleph.



Se o “aleph” estava ou não presente é impossível determinar, uma vez que a bulla está quebrada pela metade. Mas, se tivesse sido, o selo teria, na sua total composição, que ser lido como “Profeta Isaías“.

A falta dessa última sentença, entretanto, deixa em aberto essa possibilidade de que poderia ser o nome Navi – profeta em hebraico. Mas o nome de Isaías é bastante claro, disse Mazar.

O selo poderia ter pertencido a um outro Isaías daquele tempo, já que o nome era bastante comum naquele tempo.  No entanto, se a “bulla” se refere a Isaías, o Profeta, constituirá a primeira evidência de sua existência fora dos textos sagrados, incluindo a Bíblia, onde suas façanhas são descritas no Livro de Isaías.

A autoria do Livro de Isaías não é clara, mas ele é retratado como alguém muito próximo do Rei Ezequias, entre 727 e 698 antes de Cristo. Foi esse profeta, de acordo com a Bíblia, quem aconselhou Ezequias a resistir ao rei Senaqueribe e os assírios, prevenindo a invasão de Jerusalém, em 701 a.C, através da intervenção de Deus.

Apesar de a “bulla” não constituir uma prova extra bíblica definitiva da existência do profeta Isaías, esta continua a ser uma descoberta notável, explicou Mazar. A sua proximidade com a “bulla” de Ezequias e o fato de que só pessoas de status elevado usavam “bulla”, abre uma possibilidade muito plausível de que o selo tenha pertencido ao Isaías bíblico.

Mazar afirma que encontrar uma impressão de selo do profeta Isaías ao lado do rei Ezequias não deve ser inesperado. Não seria a primeira vez que as impressões em selo de duas pessoas bíblicas, mencionadas no mesmo verso da Bíblia, foram encontradas em um contexto arqueológico.

Nas escavações da cidade de Davi (2005-2008), as impressões dos selos de Yehukhal ben Sheleḿiyahu ben Shovi e Gedaliyahu ben Pashḥur, altos funcionários da corte do rei Zedequias (Jeremias 38:1), foram encontrados a poucos metros de distância.



Além disso, de acordo com a Bíblia, os nomes do rei Ezequias e do profeta Isaías são mencionados juntos em 14 das 29 vezes que aparecem. Nenhuma outra figura estava mais próxima do rei Ezequias do que o profeta Isaías.

Além disso, fascinantemente, no reverso do selo está uma impressão de tecido, o que indica que o selo foi utilizado para fechar uma embalagem de pano – e está marcado pela impressão digital, provavelmente de quem a fechou. Talvez seja o próprio Isaías.

A descoberta das estruturas reais do tempo do Rei Ezequias em Ofel é uma rara oportunidade de revelar vividamente este tempo específico da história em Jerusalém, concluiu Mazar.

Referências:

Biblical Archeology Review – Is This the Prophet Isaiah’s Signature?

Science Alert – Archaeologists Think They’ve Found First-Ever Evidence of a Legendary Biblical Prophet

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.