O que é oração e por que ela é tão importante?

O que é oração e porque ela é tão importante?
Compartilhar

Oração (do Hebraico Tefilah, do grego proseuchomai, e do latim oratiomen) – Segundo o Dicionário Teológico de Claudionor Corrêa de Andrade, oração é uma prece dirigida pelo homem ao seu Criador com o objetivo de:

1) Adora-lo como Criador e Senhor de tudo quanto existe;

2) Pedir-lhe perdão pelas faltas cometidas;

3) Agradecer-lhe pelos favores imerecidos;

4) Buscar proteção e uma comunhão mais íntima com Ele;

5) Colocar-se à disposição de seu reino. Em síntese, podemos dizer que a oração é o meio de comunicação com Deus.

A oração começa com a conversão

Podemos afirmar que, ao passo que iniciamos a vida cristã, também começamos a orar. Quando o pecador sente a amorosa chamada de Deus (Provérbios 23:26), ele aproxima-se de Deus e pede-lhe perdão de seus pecados (Salmos 32:5; Jeremias 33:8), o que constitui sua primeira oração, ele é perdoado, e experimenta a verdadeira conversão (Is 55.3). Neste momento, o Espírito Santo estabelece morada nele (Romanos 8:9; I Corintios 6:19), o qual passa a sentir o intenso desejo de orar: derramarei o Espírito de graça e de súplicas (Zacarias 12:10). A partir de então, o ente divino que habita no crente faz com que ele sinta suas fraquezas e passe a viver uma vida de oração.

Porque devemos orar?

O cristão deve entender que a oração, assim como a leitura da Palavra, é algo indispensável ao seu desenvolvimento espiritual. É como a alimentação de uma criança, que determinará sua estatura, sua saúde, atividade mental, etc. Se a criança tem uma alimentação deficiente, ela terá problemas de raquitismo, baixa imunidade, anemia, etc.

Além do desenvolvimento espiritual, devemos orar porque:

1) A oração é um mandamento bíblico (I Cr 16:11; Is 55:6; Am 5:4,6; Mt 26:41; Lc 18:1; Jo 16:24);

2) É o meio pelo qual recebemos as bênçãos de Deus (Lc 11:5,13; At 1:14);

3) Na oração falamos com Deus, e Ele se faz presente (Dt 4:7);

4) Na oração Deus fala conosco (II Co 12:9,10);

5) Recebemos ajuda divina (Hb 4:16);

6) Alcançamos o que pedimos (Mt 7:7,8).

Você pode praticar a oração no seu dia-a-dia, enquanto trabalha, no banheiro, quando está caminhando, dirigindo seu veículo, no transporte público, quando espera em alguma fila, antes do almoço, enquanto pratica esportes, etc… Sempre há possibilidade de se comunicar com seu Deus.

Muitas pessoas ficam inventando formas de orar, adicionando palavras bonitas e difíceis ao falar, mas para Jesus o que mais vale são palavras ou pensamentos verdadeiros, simples e diretos. Ele quer saber de seus anseios, seus problemas, suas expectativas, suas vitórias, suas derrotas, suas alegrias e tristezas. Embora Ele já saiba, pois é onisciente, Deus quer que você se comunique com Ele, pois assim Ele estará sendo seu confidente mais confiável. E se mesmo assim, você não encontrar as palavras certas para se expressar com Deus, saiba que:

Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração. John Bunyan

 

Imagem fonte: Reprodução Google

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 pensamentos em “O que é oração e por que ela é tão importante?”