Mas, nessa história dos 300, o herói é o Senhor, e o guerreiro líder do povo é Gideão.
Essa batalha relatada na Bíblia (livro de Juízes, cap. 6 em diante) aconteceu por volta do ano 1.200 a.C entre os Israelitas e os Midianitas e outros povos do Oriente. Ou seja, muito antes da história contada no filme de Hollywood sobre os 300 espartanos que lutaram contra o rei persa Xerxes por volta do ano 480 a.C.
As histórias são parecidas em alguns pontos. A história bíblica relata que o exército dos midianitas e filhos do oriente era de número incontável, como gafanhotos (Juízes 7:12), assim como no filme 300 mostra que o exército Persa e seus coligados eram também de número incontável.
Ambos, lutaram contra um reino imensamente maior, mas a diferença é que o relato bíblico diz que apenas 300 foram lutar, porém a história diz o contrário a respeito dos espartanos… sabe-se que os 300 espartanos comandaram a batalha frente à 7.000 outros soldados gregos, então, na verdade eram 7.300 soldados no total.
Porém, infelizmente a história (fora da Bíblia) não confirma o relato bíblico, mas como sabemos que a Bíblia possui historicidade confiável, podemos acreditar neste relato de Gideão e seus 300 contra os midianitas e seus filhos do oriente.
O resultado é que Gideão e seu exército usou buzinas, cântaros e tochas acesas para confundir o exército inimigo, de modo que os midianitas se matavam em pavor, pois achavam que estavam sendo atacados pelos Israelitas, quando na verdade estavam lutando entre si, pois era de noite e não enxergavam direito e estavam cheios de medo.
Gideão e seu exército de 300 homens israelitas venceram mais de 120.000 soldados, pois foram valentes e deixaram Deus ir à frente. No caso dos 300, ou 7.300 espartanos, eles não venceram o exército da Pérsia, mas foram importantes para dar ânimo as outras cidades da Grécia para irem enfrentarem a Pérsia e posteriormente vencerem este reino.
Não sei o que você acha das duas histórias, mas nós preferimos a de Gideão e os 300 Israelitas.
Imagem fonte: Reprodução Google
3 pensamentos em “Conheça a história dos 300 – A verdadeira”
É… 300 contra uma incontável multidão… Só Deus pra encorajar e dizer que é possível! ?
Sem sombra de dúvida prefiro a História de Gedeão .
Na verdade 300 foram a frente mesmo para confundir e surpreender os midianitas mas nos versículos mais a diante (versículos 23 e 24) gideão envia mensageiros para todo povo de Israel, Naftali, Aser e Manassés convocando-os para a batalha TB!