Comenius
Foi teólogo, pedagogo, cientista, pai da pedagogia moderna.
Foi um inovador e um dos primeiros defensores da universalidade da educação, conceito que defende em seu livro Didática magna. Considerado o pai da educação moderna, aplicou um método de ensino mais efetivo, a partir dos conceitos mais simples para chegar aos mais abrangentes. Aconselhava o aprendizado contínuo, por toda a vida, e o desenvolvimento do pensamento lógico, em vez da simples memorização. Apoiava o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola. O plano pedagógico de Comenius era fundamentalmente voltado às artes liberais, integrando conteúdo informacional com o raciocínio crítico.
Para Comenius,
Deus não introduziu o homem na escola do mundo para a apreciação da sua multiforme sabedoria? … De qualquer maneira, nisto se reconhece o propósito tanto do mundo criado como dos homens nele colocados.
Fonte:
Traduzido de citação conforme J.A. Comenius, Ausgewählte Werke, Klaus Schaller (Ed.), vol. 3, p. 143, Olms Verlagsbuchhandlung, Hildesheim, 1977. Disponível em www.freewebs.com/kienitz/declara.htm#ref30
Imagem fonte: Moravian
2 pensamentos em “Raciocínios: Jan Amos Comenius”
Eu como pai da sapiência hodierna,de incongruente metástase da química pura, digo: ele estava certo…
Eu como pai da sapiência hodierna,de incongruente metastase da química pura, devo dizer: ele estava certo.