O relato bíblico de que um grande peixe engoliu e depois cuspiu o profeta Jonas tem sido apresentado por alguns como fato e por outros como mito ou uma simbologia bíblica. Se pensarmos qual sentido teria essa história, lendo do capítulo 1 ao 3 provavelmente não acharíamos. Na verdade, praticamente não vemos perguntas sobre o por que Jonas foi engolido pelo peixe, pois a própria narrativa da história já parece ser um tanto quanto fantástica demais.
Por que Deus faria um grande peixe engolir Jonas e depois cuspir o profeta na cidade a qual receberia a profecia?
Bastava apenas que Deus colocasse no caminho de Jonas um barco e soprasse o vento direcionando-o até a grande cidade Nínive. Mas, com Deus tudo tem um “porquê”, tudo tem um fundamento, pois Ele conhece e esquadrinha os corações e intelectos humanos, e vamos entender isso mais adiante!
Por que esse povo pagão idólatra de Nínive acreditaria num simples pregador hebreu?
Os ninivitas adoravam o deus-peixe Dagon, que na sua mitologia era parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele havia saído do mar e fundado sua nação – a Assíria, e que esse deus enviava mensageiros do mar de tempos em tempos.
Então, seria mais razoável Deus enviar um profeta que trouxesse seu plano para o nível de conhecimento dos ninivitas, ou seja, mandando-lhes um profeta que saísse do mar. A Bíblia não relata se alguém testemunhou Jonas ser cuspido pelo grande peixe na terra, mas devido a grande aglomeração de pessoas que viviam e comercializavam no litoral da Assíria, provavelmente muitos viram Jonas sair do mar e acompanharam-no a Nínive, servindo de testemunha do fato inédito.
Há dois argumentos suplementares que evidenciam esse acontecimento:
O primeiro é o nome ‘Oannes’, que é o nome de uma das encarnações do deus-peixe. Esse nome, com J inicial, é a forma de escrever ‘Jonas’ no Novo Testamento.
O segundo é que houve, por muitos séculos, uma colina assíria chamada ‘Yunnas’, nome assírio, que significa Jonas, e foi o nome dessa colina que deu aos arqueólogos a primeira pista de que possivelmente a antiga cidade de Nínive estivesse soterrada sob essa colina.
O arqueólogo Paul-Émile Botta associou ‘Yunnas’ ou ‘Yunus’ (em árabe) com Jonas e, assim, começou o trabalho de escavação, e encontrou os muros da cidade por volta de 1841.
Nota: Infelizmente, em 2014 o E.L (grupo terrorista Estado Islâmico) publicou que havia destruído o “Nebi Yunus”, ou seja, o túmulo do profeta Jonas que estava em uma mesquita na cidade de Nínive. A notícia foi confirmada alguns dias depois por autoridades internacionais.
Aprendemos com isso que Deus procura salvar o homem de todas as formas, sempre respeitando a nossa maneira de pensar e até mesmo as nossas debilidades e idolatrias, para que no final, entendamos que somente Ele é o Senhor, e somente através dEle é que vem a salvação e a vida eterna. Foi assim com Nínive e é assim até hoje.
Fonte:
Through the Bible Book by Book Old Testament, by Myer Pearlman, 1935 – edited for 3BSB by Baptist Bible Believer;
Christian Workers’ Commentary on the Old and New Testaments
Imagem topo fonte: Reprodução Google
8 pensamentos em “Por que Jonas foi engolido por um grande peixe?”
Bom este artigo
Muito bom este coteudo a predi mas
Eu acredito que foi esse método que Deus usou para salvar os ninivitas Deus usa estratégica p salvar seu escolhidos
mas em uma mensagem de um pregador é falada que Jonas não é engolido por uma baleia, e sim pelo canicarcaros e queria que me tirassem esta duvida…
Mas outra estória ficticia da bíblia!
Toda a narrativa do livro de Jonas é uma invenção. Na estória é dito que os marinheiros não sabiam que ele era hebreu. Isso é mentira!
Como não se poderia conhecer um hebreu? seu idioma e seus costumes não tinha como deixar dúvidas. Ninguém sai de um pais e se passa por natural ali facilmente, há a questão do sotaque.
Ainda na estória é dito que os marinheiros passam a adorar a divindade de Jonas, eles lançaram sorte para descobrir quem teria aborrecido os deuses, isso prova as crenças das pessoas no passado no deus da sorte. E ainda no barco é ofertado um sacrifício ao deus de Jonas, mas como isso seria possível, se tudo que havia no barco fora jogado para fora? Como foi que conseguiram acender um fogo depois de uma tempestade que quase afundou o barco e encontrar dentro dele um sacrifício para o deus de Jonas?
E mais o que tem haver a letra J do novo testamento com o nome de Jonas em hebraico que sequer havia J nesse idioma?
E por fim, o arrependimento dos ninivitas é tudo mentira. A simples admoestação de Jonas em pregar por um dia não seria suficientes para que todo o povo se arrependesse, inclusive seu rei. E mais não viram nenhum milagre acontecer para isso!
E como vc bem disse, ninguém viu Jonas saindo da barriga do peixe. O texto deixa claro isso. É tanto que o texto fala após Jonas ser expelido pelo peixe que a cidade ficava a três dias de viagem, o que indica que Jonas não estava próximo dela
Os ninivitas sempre foram idolatras, não há nenhum vestigios na História que digam o contrário. Eles nunca se converteram ao deus hebreu e nem poderiam, os hebreus não eram nada. Os ninivitas é que eram temidos, não foi por nada que foram os assírios que exterminaram 10 das 12 tribos de israel. O deus que tinha motivo de ser temido era o dos ninivitas e não o dos hebreus.
tem provas do que fala?
ola segundo os estudiosos da bíblia jonas tinha sido deixado pelo peixe na costa do mediterranio que até Nínive capital da assíria dava em torno de 1.500 km o que levaria 2 meses de viagem apé como que alguém viu ele sendo lançado pelo peixe
Bom eu não poço questionar as coisas de Deus mais posso afirmar que deus ele sempre quebra o protocolo
E uma das coisas que posso afirmar e que ele cura e liberta e eu mesmo Fábio Pinheiro vi várias vezes armas de fogo falha na minha cabeça fica entre o tiroteio e não ser atingido meu irmão tomou 8 tiros de calibre 40e está normal sem sequelas o seja deus ele faz milagre e aquele que crê será salvo Eu só tenho a adora e engrandecer o nome dele aí vcs me pergunta
O que que tem a ver com a estória de Jonas simples Deus ele sempre vai te usar como ele quer
Seja dentro de um peixe grande.ou na ilha de patmos
Vc não se manda mais somos escravos do envagelho
E temos que ser forte Paulo diz sofra pois comigo como um bom soldado de Cristo seja ele pastor presbiteriano
Missionárias missionários todos não temos que tentar entender mais sim obedecer me perdoe se eu falhei com meus irmãos e irmãs deus abençoe sempre suas vidas forte abraço