Os cristãos são perseguidos desde os tempos bíblicos. Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, aforma-se que esse foi o “início” da Igreja Perseguida.
A perseguição aos cristãos cresce a cada ano e agora já são mais de 360 milhões de cristãos perseguidos em todo o mundo. Além disso, a intensidade da perseguição também aumenta. Desde 2021, todos os 50 países da Lista Mundial da Perseguição têm apresentado níveis extremo e severo de perseguição.
A perseguição ocorre quando cristãos e suas comunidades experimentam pressão e/ou violência por razões relacionadas à fé deles em Jesus, fazendo com que cedam aos agentes condutores da dinâmica de poder prevalecente em seu ambiente.
A perseguição aos cristãos frequentemente ocorre em contextos conturbados, difíceis e desestabilizados, como guerras, tensões étnicas, religiosas e ideológicas, conflitos políticos e sociais, corrupção, degradação ambiental e desastres naturais, pobreza, problemas psicológicos severos, doenças e violência doméstica.
Se você quer entender melhor como essa perseguição acontece, acesse o e-book do levantamento mundial feito pela ONG Portas Abertas neste link.
Fonte: Portas Abertas