Muitas pessoas, principalmente do ocidente, ainda se confundem sobre a diferença entre os termos: hebreu, israelita e judeu. Vamos entender de forma resumida a origem e significado dos nomes e também um pouco da história por trás desse povo ao qual estes três nomes se referem.
Hebreu (עברי, em hebraico)
A primeira vez nos livros de Moisés (Torá, para os judeus; Pentateuco, para os cristãos) em que o termo “hebreu” aparece é no livro de Gênesis 14:13, referindo-se, exatamente, ao pai deste povo, Abraão:
Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.
Embora a tradição judaica ofereça pelo menos duas correntes para explicar o nome, vamos considerar aquela que é mais aceita pela maioria dos teólogos. Ela se refere aos descendentes de Héber (עֵבֶר em hebraico). O capítulo 10 de Gênesis fala dos descendentes de Noé e das nações que se formaram a partir deles. Noé teve três filhos: Sem, Cam e Jafé, além de outros mais que nasceram depois do dilúvio. Héber foi um dos trisnetos de Sem, filho de Noé.
O nome de Héber é importante porque, segundo a tradição judaica, foi graças a ele que a língua que eles falam foi preservada por Deus. Segundo a tradição judaica, Héber teria se recusado a participar da construção da Torre de Babel e, portanto, o idioma hebraico foi preservado e recebeu este nome em homenagem a Héber, e desta forma, deu também nome ao povo que falava Hebraico, o povo Hebreu.
Algumas pessoas tem dificuldade em entender Gênesis 10:5, 10:20 e 10:31, pois estes versículos parecem trazer uma contradição ao citarem povos com suas próprias línguas antes do capítulo 11, que é capítulo que informa que só havia uma língua na Terra, sendo que é neste mesmo capítulo que é descrito como e porque houve a divisão das línguas. A resposta é que a narração não é cronológica, mas sim tópica, como se fosse um adendo, ou uma observação do autor. Para sustentar isso, podemos ler Gênesis 10:25, que apresenta um dos filhos de Héber: Pelegue. Héber teve dois filhos: um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra; e o outro foi Joctã. (Gênesis 10:25)
Existe um motivo para Pelegue ter este nome. Pelegue (פלג, em hebraico) significa separar, dividir. Assim, é muito provável que ele tenha recebido este nome em relação ao ato da criação das várias línguas no evento da Torre de Babel, que dividiu completamente o mundo em grupos linguísticos específicos.
Vale salientar ainda que existem indícios extra-bíblicos, como por exemplo – as tábuas sumérias – que relatam a existência de apenas uma língua universal no mundo antigo.
– Assim, podemos dizer que “hebreu”, da perspectiva etimológica, provem de Héber. No que diz respeito ao grupo de pessoas, podemos dizer que “hebreu” é o povo que descende de Sem, filho de Noé. Ou seja, é o povo semita. Por isso, que atualmente vemos o uso de antissemitismo como uma postura contrária ao povo judeu.
Israelita (ישׁראל, em hebraico)
O termo “israelita” é a versão em português do termo “filhos de Israel” (Bnei Yisrael), que aparece várias vezes na Bíblia (são 608 vezes em traduções como a Almeida). Assim, a melhor maneira de entender o significado de israelita é procurar o significado de Israel.
O nome “Israel”, que no hebraico significa “lutar com Deus”, foi atribuído a Jacó:
E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel. (Gênesis 35:10)
Quem foi Jacó?
De acordo com a Tanakh (escrituras judaicas) e o Corão (escrituras islâmicas), Isaac foi o único filho de Abraão com Sara. Isaac, por sua vez, teve dois filhos com Rebeca, sendo Jacó e Esau. Enquanto a descendência de Esau formou os Edomitas, a descendência de Jacó gerou os israelitas (Lembrando que Jacó teve o nome mudado para Israel).
– Assim, Israelita é o povo descendente de Jacó. Jacó, juntamente com seu pai (Isaac) e avô (Abraão), são considerados os patriarcas dos filhos de Israel, os israelitas. O próprio Deus confirma isso, anos depois, a Moisés:
Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. (Êxodo 3:6a)
Jacó teve 12 filhos com 4 mulheres diferentes (Gênesis 49), além de uma filha (Gênesis 30:21), e teve 70 descendentes diretos (Êxodo 1:5).
Judeu (יְהוּדִי em hebraico)
Para entender o significado do termo “judeu”, temos que primeiro entender que dos 12 filhos de Jacó surgiram as 12 tribos de Israel. Abaixo está um mapa com as doze tribos de Israel por volta do ano 1.100 a.C, conforme nos informa o livro de Josué:
Pode-se notar que uma dessas tribos é a de Judá. O termo “judeu” está ligado ao nome Judá, mas não quer dizer que ele se refira apenas ao povo desta tribo. O termo “judeu” se refere ao povo de todas as 12 tribos. Vamos ver o porquê disso.
Conforme vemos no livro de Ester, esta tribo foi predominante durante o período que antecedeu o retorno daquele povo à terra prometida, assim como durante os primeiros anos deste retorno, conforme os livros de Esdras e Neemias.
– O fato que justifica o uso generalizado do termo judeu é que havia a predominância da tribo de Judá neste período, assim todo o povo das doze tribos passou a ser chamado de judeu.
Embora as primeiras aparições no nome “judeu” em muitas traduções das Escrituras só se deem no livro de 2ªReis 16:6 e 2ªReis 25:25, no hebraico a tradução mais adequada seria “homens de Judá”. Apenas nos livros de Esdras, Neemias e Ester é que podemos dizer que há efetivamente a utilização deste termo no sentido de povo das doze tribos.
Conclusão
Agora, fica entendido que Hebreu originou-se de Héber; que Israelita originou-se de Jacó; e que Judeu originou-se da tribo de Judá. Todos esses termos têm o mesmo objetivo: referir-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.
Referências:
80 pensamentos em “Qual a diferença entre Hebreu, Israelita e Judeu?”
achei legal
muito bom, bem esclarecido
Parabéns pelo estudo. Muito sucinto e bem colocado.
Excelente postagem viu!
Não posso deixar de apresentar o meu parecer, mas por favor me responda.
Se existe algo que me convence nesse assunto e que você mostrou convergencia com o que eu penso é isso: antes da torre de Babel, não existia essa nomeação de povos: arameu, caldeu, hebreu dentre outros. Isso não existia antes da confusão da torre, pois.
Eu penso que a partir da confusão de idiomas, familias foram separadas uma das outras cuja lingua identificava cada família; se o idioma adamico foi preservado em Héber, sua mulher e filhos (familia), passaram a identificar a família deste como aqueles que falam o idioma de Héber o idioma hebreu, por ser Héber o chefe desta família. Do mesmo jeito aconteceu com Aram e sua família, O Altíssimo deu-lhe um novo idioma, o aramaico. A Mizraim (Egito) do mesmo jeito, assim como todas as famílias que se formaram para construir a torre.
O que me admira é como a humanidade conseguiu se comunicar de novo, entedendo um o idioma do outro. E nessa mistura de idiomas, sem a intervenção superior, a humanidade foi criando novos idiomas como o latim misturado a idiomas bárbaros gerou o português, espanhol, italiano e etc; sem necessitar de uma nova torre de Babel pra isso.
Agradeço a atenção
Olá Gustavo, tudo bem? Desculpe pela demora em responder, é que precisamos ler todos os comentários que aparecem em todos os artigos, daí demoramos um pouco.
Então, como dito no artigo, a explicação dada é a mais aceita entre os estudiosos bíblicos, sejam cristãos ou judeus. A origem mesmo de tudo se deve à Héber, que teria se recusado a participar da construção da Torre de Babel e, portanto, o idioma hebraico foi preservado e recebeu este nome em homenagem a ele. Isso dá a entender que o idioma hebraico era o idioma universal.
Nas tábuas sumérias já consta outro idioma, o correspondente à este povo sumério. Muito provavelmente tudo relativo ao primeiro idioma foi perdido após a confusão de Babel.
*** Como exemplo: pense que num grupo de 1.000 pessoas que deveriam ter algum conhecimento em escrita/leitura, e todos eles falavam o mesmo idioma, por exemplo, o hebreu… Se o idioma desse grupo fosse confundido de modo que esses mil não pudessem mais entender a escrita/leitura, o que aconteceria? Eu creio que eles deveriam voltar a estaca zero, começar a aprender a escrita (de acordo com sua própria língua), o que deixaria toda aquela escrita antiga já formalizada jogada ao vento.
Agora, se apenas um único grupo de pessoas mantivesse o idioma original, porém este grupo ainda não tivesse desenvolvido a escrita/leitura e só desenvolvesse elas séculos depois, em outra região do planeta… Entende? Por isso é tão difícil ter algo daquela época. Talvez esse fosse o plano de Deus.
Sobre essa questão que você levantou, de que a humanidade conseguiu se comunicar de novo… Depende, quanto tempo isso demorou? Deus nos fez com altíssimo intelecto, sabendo Ele que um dia seríamos capazes de desenvolver novas ferramentas para nos comunicar… porém, não digo que a comunicação não ocorria nos tempos antigos dentre pessoas de idiomas diferentes. O que eu creio que Deus fez foi dificultar o entendimento, por exemplo, para que as pessoas não fizessem em conjunto algo que poderia novamente ser um afronta contra Ele, para que Ele não precisasse julgá-los por isso.
Ademais, tudo que é relativa a tempos muito remotos, são de certa forma, especulativa. O que temos na maioria das vezes são obras que relatam episódios que já teriam ocorrido há muito tempo. A tradição oral foi por muito tempo a mais confiável, depois veio a escrita. Entre essas duas, pode ser que muita coisa se perdeu. O que temos são aquilo que nos explicam como isso ou aquilo ocorreu.
Obrigado por entrar em contato. Deus te abençoe!
Grande abraço.
Eu acredito que assim como Deus deu o “dom da língua” também deu o “dom da tradução”. Acredito que algumas pessoas específicas tinham facilidade para traduzir. Como o próprio Héber, por exemplo. Se ele decidiu guardar a Língua, Deus poderia ter dado esse “dom” pra ele começar uma nova comunicação depois que do ocorrido na Torre de Babel.
muito bom.
Ainda exitem hebreus?
Onde eles moram?
Olá Stella, tudo bem?
Está explicado no final do artigo, veja: “Agora, fica entendido que Hebreu originou-se de Héber; que Israelita originou-se de Jacó; e que Judeu originou-se da tribo de Judá. Todos esses termos têm o mesmo objetivo: referir-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.”
Ou seja, os hebreus nada mais são que os israelitas atualmente, sendo que o termo judeu hoje é mais usado para se referir as pessoas que mantém-se religiosos, no judaísmo.
Abraços. Deus abençoe!
Muitos perto de vc talvez vc seja um deles.. à estudos sobre a origem dos sobrenomes.. ebreus e dentre ele está o sobrenome Silva. Com sertesa vc conhece. Um ebreu ou é um de nois….
Agora faz sentido, parabéns e obrigado.
abraços
Que bom que esclareceu querido, Deus te abençoe.
Cadastre-se no site para receber nossas atualizações. Grande abraço.
Sou judeu convertido e a cada dia me surpreendo mais e mais com esse tipo de informação.
Muito obrigado pelos esclarecimentos dos fatos.
Talvez a questão de Pelegue e separação possa ter sido de separação de porções de terra e não de separação de povos ou nações.
O termo judeu se tornou generalizado após a divisão de Israel do norte com a tribo de Judá. Quando a Assíria tomou o reino do norte, as outras tribos se espalharam. E as unicas que ficaram preservadas foram a de Judá (daí o termo para Judéia) que era predominante e a tribo de Benjamim, que era a minoritária. Mas desta tribo surgiu o apóstolo Paulo. Mostrando que a misericórdia do Altíssimo não tem fronteiras.
Boa tarde, preciso conhecer a fundo toda origem e aspectos dos negros meu nome. Gilmar Ferreira Cardoso .
Olá sr. Gilmar.
Achei esses dias uma página interessante sobre a história da África. Espero que goste.
http://ttudoafrica.blogspot.com.br/2012/08/reinos-africanos.html?m=1
Agora, bíblicamente falando, eu tenho a convicção de que Adão era negro, baseado nas leis de Mendel e no fator rh, podemos perceber que os genes dominantes são os que asseveram certas características como pele, cabelo, olhos, etc.
Outra forte evidência é que o assim chamado Adão não tinha um nome próprio.
Em hebraico o nome do primeiro homem era adamah (acho que é assim que se escreve), que quer dizer literalmente algo como “barroso” ou “feito do barro”, sendo o berço dessa história no oriente médio, creio que ele deveria ser de cútis avermelhada (tipo índio) pra negra. Sem falar também nos males congênitos, como a síndrome de down por exemplo, que na maioria esmagadora, afeta os mais claros. Assim como o fator rh- só aparece nos caucasianos.
Espero ter ajudado. Deus te abençoe!
http://www.hebreuisraelita.wordpress.com
Muito bom! Só a explicação do termo judeu que achei um pouco confusa. Porém está certa em afirmar que judeu se refere à Judá (mas não à tribo e sim ao reino) e que os cativos da babilônia eram chamados de judeus. Mas o fato de o termo “judeu” ser usado nos livros de Ester, Esdras e Neemias não significa que era usado para denominar as 12 tribos. Na verdade, apenas reforça as passagens citadas de 2Reis, de que os judeus eram os cidadãos do reino de Judá (composto pelas tribos de Judá e Benjamin – e, segundo alguns estudos e teorias, muitos dos levitas, que não tinham herança) – pois foi este reino que sofreu o cativeiro da babilônia, ou seja, foram só os judeus (cidadãos do reino de Judá, com capital em Jerusalém).
As tribos se dividiram em 2 reinos por causa do rei Roboão (filho de Salomão). 10 tribos formaram o reino de Israel (reino do norte), com capital em Samaria. E assim permaneceram divididas por muitos anos. Antes da divisão do povo em 2 reinos, os descendentes da tribo de Judá eram chamados de “judaítas”, e os descendentes dos outros filhos de Jacó chamados por seus respectivos nomes (levitas, efraimitas, benjamitas, rubenitas, etc.).
Os israelitas do reino do norte foram feitos cativos também, mas pelos assírios e muitos foram assimilados e miscigenados. Os assírios colocaram outros povos para habitarem a região. Depois do cativeiro assírio, o reino de Israel (reino do norte) não mais existiu; aí veio o domínio persa e depois romano, com isso alguns israelitas (descendentes mestiços) voltaram para as terras palestinas que tinham sido do reino de Israel e habitaram lá junto com outros povos que já viviam lá. Pode ser que durante o império persa que dominou a Babilônia (onde estavam os judeus) e a Assíria (onde estavam os israelitas do norte), alguns israelitas do norte tenham se unido aos judeus, mas isso não significa que os demais que não se uniram e depois voltaram a Samaria também eram denominados judeus. Por causa da miscigenação e assimilação dos israelitas do norte com os povos que os dominaram, que, no tempo de Cristo, os judeus não viam os samaritanos (dos quais haviam descendentes dos antigos israelitas do reino do norte) como seus irmãos e parte do mesmo povo; os viam como pessoas inferiores (que não seguiam a “verdadeira” religião judaica – que nesse tempo já era cheia do legalismo fariseu), enquanto Jesus viajava para aquela região ao norte, para mostrar que eles também receberiam a salvação se o aceitassem.
Esta foi a explicação que sempre conheci pela Bíblia e que ouvi de teólogos e historiadores.
Correto. Infelizmente as doutrinas dos apóstas do tempo do fim, estão judaizando a doutrina do Messias.
Porque você assina como Luciferiano?desculpe a intromissão. Mas é tão estranho alguém estar falando de biblia e com um cognome desses.
Tá certo que Lúcifer significa anjo de luz . Mas é o nome do diabo.
Então Luciferiano seria filho ou seguidor do diabo?
Caro colega sua Teoria falhou no seguinte aspecto, não podemos esquecer que apos a invasão Assiria no Reino do Norte houve um grande avivamento comandado pelo Rei Ezequias e este mesmo rei mandou seus mensageiros para o reino do Norte convocando gente de todas as tribos para se juntar a ele e ter morada em seu reino o qual possuia a benção da Aliança feita por Deus com Davi. Este avivamento se deu com pessoas das 12 tribos e que foram acolhidas por seus irmãos do Sul e so voce verificar na Palavra no livro de 2 reis. Portanto a descendencia santa foi preservada os que não atenderam a seu chamado esses sim forma espalhados e se tornaram os samaritanos da época de Jesus. Porcausa da Aliança de Deus com Davi que é eterna os judeus se mantem ate a vinda de Jesus e Juda o seu povo remanescente.
Indícios dos sumérios que existia apenas uma língua universal?! Já vi que nesse site só tem conversa fiada, sem nenhuma prova! Os sumérios desmente a Bíblia, mostrando que o mito do dilúvio bíblico não passa de uma cópia do mito do dilúvio sumério, que possuem sua própria história do dilúvio com seus próprios reis vivendo milhares de anos antes do dilúvio!
A língua hebraica não tem nada de especial e é uma língua muito próxima do árabe, o que desmente que ela tenha permanecido desde a torre de Babel!
Na verdade a língua hebraica está classificada na família Afro- asiática, na subfamília semítica, na qual está inclusa o árabe! Segue o endereço no Wikipédia:(https://pt.m.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_sem%C3%ADticas)
Isso se dá porque a língua hebraica possui muitas palavras próximas do árabe…
Olá Cid, tudo bem?
Esse estudo foi produzido por dois professores de teologia com suas pesquisas e experiência histórica. Ademais, como já explícito no próprio artigo, ele está embasado na própria tradição hebraica.
Você tem todo direito de discordar, mas se quer refutar este artigo, recomendo trazer fontes confiáveis, não basta trazer aqui Wikipédia, onde qualquer pessoa pode alterar o texto ao bel prazer.
Abraço.
Então cadê a fonte? No Wikipédia tem as fontes dos estudos…Cadê as suas?!
Relembrando que a língua semítica vem de um dos filhos de Abraão que eram Sem, Cam e jafé, a daí surgiu a Semítica. com respeito ao Dilúvio a prova maior que temos Além de Jesus cristo ter falado do dilúvio. Mateus 24:37-39. O dia de finados 2 de novembro não é meramente escolhido a esmo, conforme essa publicação: O livro The Worship of the Dead (A Adoração dos Mortos) observa: “Esta festa [de finados] é . . . realizada por todos no próprio dia ou quase no dia em que, segundo o relato mosaico, ocorreu o Dilúvio, a saber, o décimo sétimo dia do segundo mês — o mês quase correspondente ao nosso novembro.” (De J. Garnier, Londres, 1904, p. 4) É interessante notar que a Bíblia relata que o Dilúvio começou “no segundo mês, no dia dezessete do mês”. (Gên 7:11) Este “segundo mês” corresponde à última parte de outubro e à primeira parte de novembro de nosso calendário. tem mais informações depois eu posto mais
…um abraço
Que Deus seja louvado, excelente explicação!
Parabéns pela matéria. Excelente texto que nos ajuda muito a entender um pouco mais da história.
Gostaria de saber onde encontro referências destas tábuas sumérias indicando que havia um idioma universal. Confesso que é a primeira vez que leio tal afirmação.
Olá Rodolfo, desculpe a demora em responder. São muitos comentários no site e nas redes sociais que precisamos analisar e responder.
Sobre esta dúvida, infelizmente não há um arquivo digital (foto, digitalização, etc) mostrando as tábuas sobre este assunto, mas sobre En-merkar você encontra, bastando uma pesquisa rápida no google.
Porém, há referências históricas textuais disponíveis na internet. Por exemplo, um texto sumério que fala de En-merkar, senhor de Aratta. Ele menciona uma língua universal que foi confundida após uma discussão de dois deuses (Enlil e Enki) a respeito do gigantesco Zigurate (que seria a Torre de Babel) que En-merkar estava erguendo.
Há um texto interessante que explica essa história neste link (em inglês): http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/section1/tr1823.htm
Vou continuar procurando sobre as tábuas, pra ver se algum museu disponibiliza uma cópia online, se eu conseguir, volto a escrever aqui.
Deus te abençoe, abraços!!!
obrigado,muito esclarecedor o comentário ,que DEUS lhe abençoe.
Elemente matéria.
Mas fiquei em dúvida com respeito as 12 tribos de Israel… ( onde está José ? )
Não consegui verlo. Sei que ele fez sua família no Egito mas então so poderia ter sido apenas 11 tribos nao e?
Consegue me ajudar nessa questão.
Muito obrigado desde já.
Olá Jorge. Talvez possa ajudar nessa resposta.
Jacó teve 12 filhos, porém na distribuição das terras, a tribo descendente de um dos seus filhos chamado Levi não recebeu terras porque era a tribo separada para o serviço do culto.
Então restaram 11 filhos para receberem sua porção de terra.
No caso, os descendentes de José não receberam uma porção de terra com o seu nome. As terra destinada à sua descendência foi dividida em duas partes para os clãs de seus dois filhos, Manassés e Efraim. (Gênesis 48)
Assim a distribuição do território fecha em 12 porções.
Um grande pecado este documentário, os termos usados todos inventados (adulterado) vamos respeitar o povo do Criador Eterno os Yaohudim = Hebreus, e não judeus , o nome da tribo em destaque era Yaohudah e não judá, seus habitantes eram Yaohudaicos e não judaicos, os judeus são impostores se apresentam como descendentes do povo do Criador, não foram, não são e nunca serão, é fácil identificar o povo do Criador Eterno, por causa de seus pecados, transgressões, teimosia e tudo mais, receberam castigos eternos que os seus descendentes também foram incluídos, cito alguns, maldito serás ao entrares e maldito serás ao saíres, nunca será o cabeça sempre a calda, o estrangeiro que vive no meio de você se elevará e você cada vez mais descerá, ele lhe emprestará dinheiro, mas você não emprestará a ele, será espalhado como palha ao vento para várias nações que você nem seus pais conheceram e lá adorará deuses, deuses de pedra, deuses de pau dia e noite, será escravizado por mais de 400 anos e menos de 500 anos, ficarás louco por causa do horror que verás com seus olhos, terá desfalecimento de olhos , coração tremente e desfalecimento de alma por tudo que verá com seus olhos, construirá casas, mas não morará nelas, plantará vinhas mais não desfrutará os seus frutos ……..e por aí vai, me aponte um judeu que passou e passa por isso, não tem, ao contrário eles são ricos , donos de bancos etc.. , são impostores..
Cuidado amigo, isso que você diz é teologia da substituição. Essa teologia só interessa a grupos que são contrários a história de Israel. Não caia nessa!
Precisas estudar mais e deixar de julgar.
Você esta correto a amigo infelismente o assunto é complexo e as pessoas nao intende quando deus falou pela primeira vez com Abrão pela foi o deus verdadeiro mesmo ,depois foi ha Satan que tomou espaço e comecou guialos escollhendo isacc e nao Ismael que e era pra ser o primogênito depois era pra ser isau o ha satan trapassiou mais uma vez e escolheu Jacó enfim os verdadeiro povo de deus vem de de Ismael são os Negrão os verdadeiros hebreus!
então a Bíblia está totalmente errada?
Muito bem explicada a diferença entre hebreus e judeus
Deixe seu comentário Me esclareceu muito!
Excelente explicação, obrigada!
Muito bom, só bênção
Muito boa explicação, muitas pessoas tem essa dúvida é compartilharei, maravilha
Mto bom! Me esclareceu um pouco.
EXCELENTE EXPLANAÇÃO. Entretanto eles não têm diferença nenhuma , brigam a muito tempo porque um se acha melhor que o outro . Em VERDADE somos sim , os que veem que da vida não se leva nada , a não ser o amor que damos e recebemos e para quem acredita em outras vidas, o conhecimento que adquirimos.
Gostei muito da historia porque muitos Cristão fazem uma confusão danada de mediocre eu acredito na biblia em partes
Boa tarde.
A respeito do nome “judeus”, vale lembrar que, na divisão das tribos por causa de Roboão, somente a tribo de Judá seguiu a Roboão, ficando conhecido como Reino do Norte (Israel), cuja capital era Samaria e Reino do Sul (Judá), tendo como capital Jerusalém. Por isso, muitos se referiam à Israel como Judá, não tem muito a ver com Judá ser uma tribo dominante. Por isso que os judeus (Reino de Judá) não se falam com os samaritanos, (capital do Reino de Israel). Isso está narrado em I Reis 12.16-27.
na minha humilde opinião judeu é uma religião forçada pelos igreja cristã para ligar hebreus com judas. por exemplo os chamados novos cristão (hebreu convertido) continuam sendo descendente de hebreus, não judeus. eu sou um deles.
Muito bom esclareceu muito bem sobre o que precisava.Parabéns.
Muito boa explicação. Parabéns aos ilustres….a paz vos seja multiplicada.
Tirou minhas dúvidas, bem objetivo
Muito 👍
Gostei
Excelente, tanto no contexto literário, quanto histórico.
Cara…super simples e fácil sua explicação. Parabéns. Amo ser da tribo de Judá!
antigo testamento., épocas diferentes …línguas diferentes…guerras…enfim…se o mundo desde o antigo testamento já era conturbado , com todas as artrocidades da época, poderia ser o mundo diferente ? mesmo no novo testamento ? toda mudança é complicada e conturbada … tudo isso talvez para que o mundo tenha um fim !
muito bom
Gostei
Ao meu ver, os hebreus (judeus) são toda a descendência de Abraão. Os israelitas, uma boa parte deles são hebreus, tudo originou-se desde as 12 tribos de Judá. Não tenho conhecimento profundo do assunto. Aceito que alguém conteste o meu modo de pensar.
Judeu = israelita.
Confere?
claudia
Muito direto e esclarecedor. Obd
SERIA O CASOS DE ”SEM” ser o sacerdote Melquisedeque?
Obrigada por me esclarecer, estou lendo a Bíblia desde Gênesis e comecei Neemias, mas não entendia Hebreus e Judeus o Israelita está bem claro em Jacó. Só sei de uma coisa; para entendermos algumas passagens da Bíblia, tem q recorrer ao Google e encontrar pessoas esclarecidas no assunto como você. Obrigada
Olá.
Na verdade a Bíblia se interpleta com a própria Bíblia.
Nem sempre no Google você vai encontrar pessoas que ensinem certo.
Nesse caso foi bastante esclarecedor, mas lendo a Bíblia você podia perceber que os três termos se referiam ao mesmo povo só não sabia porque.
Cuidado! Ore antes de ler a Bíblia e procure ler passagens tanto do velho quanto do novo testamento.
Muito gratificante,claro e preciso ! lê-se uma vez ,e guarda para uma vida, !
Precisamos de mais estudos como esse,.
Vou deixar aqui uma reflexão:
Não foram os pratriarcas das tribos que as formaram, geograficamente, pois, após eles venderem José, eles voltaram para as tendas de seu pai Jacó (Israel). José é vendido, sofre muito e vira governador. Junta alimento nos 7 anos de fartura e, vende alimento nos 7 anos de escassez. Dentro desses 7 anos de escassez, seus irmão, pai e 70 pessoas, vão morar no Egito. Só que em Êxodo 12 diz que ficaram 430 anos, no Egito. Levando-nos a entender que eles morreram lá, assim o povo Israeelita ficaram esquecidos, após tantos anos. Tornando a serem escravos. Assim entendemos que as tribos foram assentadas, geograficamente pelos descendentes de cada tribo, e não pelos 10 filhos e 2 netos de Israel (Jacó). Conclusão os israelitas são, mistério é milagre de Deus!
Quanto a Judá. Que denominam os Judeus, foi assoma: em 586 AC acontesse a diáspora, os babilônicos expulsão os dois reinos Norte e Sul, Judá e Israel. Que já estavam separas pelos sucessores de Salomão, Jeroboão e Roboam. Após esse êxilio eles se uniram novamente, então nessa união decidiram renomeados de Judeus, por que? A capital de Judá era nada mais, nada menos que Jerusalém, devido à força espiritual de Jerusalém adotaram o nome de “JUDEUS”.
Fantastica a explicação. objetiva, clara. Parabéns
Muito obrigado pela ajuda, maravilhoso e muito esclarecedor.
muito bom, parabéns pelo excelente texto.
Excelente texto, parabéns pela explicação.
Gostei muito da explicação, mesmo não sendo tão detalhista.
Show! Espero que possam ser usados como sinônimos nos dias de hoje, todos se referindo aos israelitas atuais.
Confusão do ca***,num entendi p**** de nada.
confusão da p****, num entendi p**** de nada