A gratidão pode te dar mais anos de vida, descobrem cientistas

A gratidão pode te dar mais anos de vida, descobrem cientistas
Compartilhar

Conte suas bênçãos, seja grato pelo que tem e sempre veja o lado positivo: um novo estudo com quase 50.000 enfermeiras idosas nos EUA sugere que uma atitude de gratidão está ligada a mais anos de vida.

O estudo foi conduzido por uma equipe liderada por pesquisadores da Harvard TH Chan School of Public Health, nos EUA e enquanto não mostra uma causa direta, sugere que perspectivas mentais podem influenciar a saúde física.

Pesquisas anteriores mostraram uma associação entre gratidão e menor risco de sofrimento mental e maior bem-estar emocional e social. No entanto, sua associação com a saúde física é menos compreendida. Nosso estudo fornece a primeira evidência empírica sobre este tópico”, diz a epidemiologista Ying Chen da Harvard TH Chan School of Public Health.

Os participantes do estudo tinham uma idade média de 79 anos quando foram solicitados a preencher um questionário avaliando o quão gratos eram por tudo em suas vidas em 2016. Os pesquisadores então verificaram os registros, que foram coletados como parte de um projeto maior, para ver quantas mortes ocorreram até 2019.

Um total de 4.608 pessoas morreram ao longo dos três anos (2016 a 2019), mas aquelas que tinham as maiores pontuações na escala de gratidão eram cerca de 9% menos propensas a estar entre elas. Aqueles que demonstraram mais gratidão pareciam se sair melhor contra todas as causas de morte, mas especialmente doenças cardiovasculares.

Mesmo que os dados tenham sido controlados por fatores como dados sociodemográficos, histórico de saúde e escolhas de estilo de vida, isso não é suficiente para dizer que a gratidão está causando a maior longevidade – há muitas variáveis envolvidas aqui, incluindo atitudes sobrepostas, como otimismo (também anteriormente ligado a uma melhor saúde cardíaca).

Outros pesquisadores acreditam que há evidências fracas de que praticar a gratidão ajuda a melhorar o bem-estar. E uma meta-análise de 2020 encontrou benefícios limitados, no melhor dos casos, para pessoas que sofrem de ansiedade e depressão.

No entanto, atos deliberados de gratidão – como escrever cartas detalhando pelo que somos gratos – mostraram ser benéficos para algumas pessoas no passado. Isso sugere que um pouco de gratidão pode ser útil para pelo menos alguns de nós.

Pesquisas anteriores indicam que há maneiras de fomentar intencionalmente a gratidão, como escrever ou discutir pelo que somos gratos algumas vezes por semana”, diz Chen.

A seguir, a equipe de pesquisa quer investigar a ligação entre gratidão e mortalidade em um grupo maior e mais diversificado de pessoas. Claro, há razões para ser grato além de viver mais – geralmente é uma mentalidade positiva.

Estudos anteriores sugerem que pessoas gratas são mais propensas a manter hábitos saudáveis, o que pode ser uma razão para os achados deste estudo. A gratidão também pode nos ajudar a cultivar vínculos sociais, que também estão ligados a uma vida mais longa.

Promover um envelhecimento saudável é uma prioridade de saúde pública, e esperamos que mais estudos melhorem nossa compreensão da gratidão como um recurso psicológico para aumentar a longevidade”, diz Chen.

A pesquisa foi publicada no periódico científico JAMA Psychiatry, disponível neste link.

Nota:

Como visto no artigo acima, os cientistas disseram que serão necessários mais estudos para ter uma evidência mais plausível. Porém, o ponto é que existe uma conexão entre gratidão e longevidade, mesmo que não seja algo “testável”, ainda sim é observável.

Na Bíblia há vários relatos sobre gratidão e de como ela é importante para nós, sobretudo gratos ao nosso Criador e nosso Salvador. Veja alguns exemplos:

Salmos 107:1 – “Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Salmos 136:1 – “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!

1 Tessalonicenses 5:18 – “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Colossenses 3:15 – “Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.