Os muçulmanos negam a doutrina cristã da Trindade. Eles são tão rigorosos em seu monoteísmo que nenhuma pluralidade dentro de Deus pode existir. Muitos deles afirmam erroneamente que a Trindade é realmente uma doutrina enganosa de três deuses. Claro que não é, mas isso não os impede de afirmar que não é racional e também tentar desvirtuá-la.
Eles também apelam muitas vezes para a lógica como uma verificação para os seus sistemas teológicos. Eles afirmam que o Islã é verdadeiro e o Cristianismo é falso, e que a Trindade simplesmente não faz sentido. Apesar de suas reivindicações, a doutrina da Trindade não é ilógica. Na verdade, a maioria das pessoas acreditam em trindade, mesmo sem conhecê-la.
Como pintor revela parte de si mesmo, o seu estilo, o que ele é, etc., na sua pintura, assim, também, Deus revelou parte de si mesmo, seu estilo, e que Ele é em Sua criação. Criação reflete, em grande medida, as qualidades do próprio Deus, conforme veremos exemplos à seguir:
- O universo é ordenado, portanto, sabemos que Deus é um Deus de ordem;
- O universo opera em leis, portanto, Deus é um Deus de justiça;
- O universo tem um começo, portanto, Deus é o criador;
- Em matemática, há uma infinidade de números. No universo existe uma infinidade de distâncias. Por isso, Deus, o criador do universo, é infinito;
- Existem verdades absolutas na criação (ou seja, algo que pode não ser tanto em si próprio e não ao mesmo tempo), portanto, Deus é a verdade absoluta;
- O universo é composto de três aspectos principais: espaço, tempo e matéria;
- O espaço é composto de altura, largura e profundidade – uma trindade – mas cada aspecto é por natureza espaço;
- O tempo é composto de passado, presente e futuro – uma trindade – mas cada aspecto é por natureza tempo;
- A matéria é composta principalmente de sólido, líquido e gasoso – uma trindade – mas cada aspecto é por natureza matéria;
- O próprio Átomo é composto de próton, nêutron e elétron;
- A música é composta de harmonia, ritmo e melodia.
Portanto, podemos concluir de olhar para o universo e Deus como seu criador que é possível para Deus para ter um aspecto trinitário à Sua natureza, uma vez que podemos vê-lo na natureza. Se é justo dizer que Deus pode de fato ser trinitário em algum aspecto de sua natureza, então Deus poderia facilmente ter natureza trinitária e ainda ser um único Deus.
Deus poderia facilmente ser uma pluralidade, e todos os aspectos desta pluralidade, sendo de Deus, seria divino por natureza. Uma vez que Deus é auto-consciente, tem uma vontade, pode falar, etc., em seguida, segue-se que os aspectos plurais de Deus poderia compartilhar, de alguma forma, essas mesmas qualidades. Se isso for possível, então por que não pode Deus – uma vez que Deus é uma pluralidade – tornar-se um homem e acrescentar natureza humana para si?
Nós podemos ver que há trindades na natureza. Então, por que Deus não pode ser uma trindade, bem como a criação ser simplesmente um reflexo, em parte, de sua grandeza?
É certamente possível. Se a trindade fosse ilógica, então essa possibilidade não existiria. Não há nenhuma razão lógica para que a trindade não possa ser uma realidade, até mesmo para um muçulmano que tente demonstrar uma contradição lógica em relação à doutrina de um só Deus em três pessoas, simplesmente afirmando que não é lógico ou que não é possível provar nada.
A Bíblia declarou que Deus é de fato uma Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e que Jesus é Deus e homem ao mesmo tempo (João 1: 1-14, Colossenses 2: 9; etc.). Os cristãos têm Deus Pai como Criador e Mantenedor, tem Deus Espírito Santo como Consolador e Revelador da verdade, tem Deus Filho Jesus como Deus conosco, Redentor e Salvador. São 3 Pessoas em UM, e todas estão Unidas em Amor.
Referências
Carm – Trinity Possible
Imagem: Padre Paulo Ricardo
7 pensamentos em “A Trindade é logicamente possível?”
a bíblia não apresenta textos trinitários; ela com certeza confirma adoração ao pai e ao filho, nada mais que isso.
É mesmo querido? Mas o que dizer então desse texto:
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, (batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;)
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Mateus 28:18-20
eu nao acredito na trindade por 2 ou maia motivos 1 joao 1 No princípio [era] a Palavra, e a Palavra [estava com Deus], e a Palavra [era um deus]. 2 [Ele estava no princípio com Deus].(João 20:31) Note que Jesus não é chamado de Deus, mas sim de Filho de Deus.
Realmente, acredito que Jesus o Cristo, nunca disse ser Deus, exceto como alegoria. Não haveria necessidade de sua volta em carne e osso. Anão ser que reencarnasse. Teria citado o Espírito Santo como sendo o Consolador prometido a ser enviado no futuro (para nossos tempos) para que seus ensinamentos pudessem ser melhor compreendidos, já que estaríamos mais preparados e evoluídos para aquilo que aqueles homens rudes e ignorantes não teriam chance. Daí , falar em parábolas. Como poderiam aqueles homens compreenderem a reencarnação (nascer de novo o espírito num novo corpo). Isaías foi exemplo de reencarnação como João Batista. Finalmente, Filho seríamos todos nós, assim como Jesus, criaturas desse Deus.
Desculpem o meu equívoco quando disse “Isaías foi exemplo de reencarnação como João Batista”. O correto é Elias e não Isaías (Mateus 11:13-14). 13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14 E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.
Elias nunca reencarnou. Aonde está dito que ele reencarnou, na Palavra. Simplesmente ele não morreu, como iria reencarnar?
Boa observaçao!